Nem o dia chuvoso intimidou os fiéis de saírem de casa para celebrar as missas e a procissão em homenagem a São Sebastião, padroeiro de Suzano. Devido ao feriado, a cidade estava tranquila, nesta sexta-feira, mas o clima de fé e devoção movimentou o entorno da praça João Pessoa. Com a imagem do santo, ao som de rezas e louvores, milhares de católicos percorreram as principais ruas da região central e o trânsito recebeu o auxílio de agentes da prefeitura.
A terceira missa do dia teve início às 16 horas na igreja Matriz, que leva o nome do padroeiro e, após as 17 horas, os religiosos percorreram cantando e rezando junto a imagem do padroeiro que seguiu pela rua Benjamim Constant, Travessa Mirambava e retornou à paróquia pela rua General Francisco Glicério.
A fé e a devoção a São Sebastião são tão grandes entre os católicos, que a tradicional missa também atraiu fiéis de outras cidades. O aposentado Wilson dos Santos Lima, de 64 anos, mora em Ferraz de Vasconcelos, mas conta que sempre celebra a data na Paróquia que leva o nome do santo, em Suzano. "São Sebastião é um guerreiro, porque ele intercede por nós. Já alcancei muitas graças", revelou. "Sou de outra cidade, mas sempre estou aqui nessas datas, porque é importante para mim".
O também aposentado Luiz Barbosa, 68, também é devoto do padroeiro e destacou a importância de celebrar o dia 20 de janeiro. "É um santo que morreu por acreditar em Deus, por isso ele é muito importante para nós", destacou. "Vim à missa para agradecer, pedir proteção e muitas bençãos, pois sei que ele nos atende. Eu já alcancei muitas graças".
A aposentada Ivone Alonso, que faz parte da equipe de acolhida da igreja, conta que, todos os anos, a celebração ao padroeiro atrai muitos fiéis. "É uma data muito importante para nós, católicos. Temos uma fé muito grande em São Sebastião e esse é um dia que muita gente aparece para agradecer", disse.
Após as missas, o bolo abençoado foi vendido por R$ 3 para ajudar na reforma da paróquia, que já teve início no ano passado e não tem data para terminar.
O padre Daniel Ribeiro explicou quem foi São Sebastião e a importância da data para a igreja católica: "Ele viveu no século terceiro da era cristã. Ao receber o batismo de Jesus e do Espírito Santo se converteu ao cristianismo, vivendo radicalmente a vontade de Deus, mesmo sendo um soldado romano da alta corte, um capitão da guarda imperial. Como capitão, ele tinha muitos privilégios humanos, mas recusou essas vantagens para fazer a vontade de Deus, servindo os cristãos que estavam presos naquela época", contou.
"Por isso, São Sebastião foi levado ao martírio, porque o imperador soube dessa atitude e, discordou totalmente. O santo disse que estava fazendo aquilo que Jesus pediu para que fizesse. E ele morre professando a fé em Cristo. Por isso que São Sebastião é importante para todos nós, porque a igreja católica nasce e se fortalece no martírio, a começar pelo martírio do próprio Jesus Cristo, que é o filho de Deus que veio e morreu por todos nós".