Os casos de meningite no Alto Tietê registraram queda de 15,5% em comparação com o ano passado. No entanto, o número de óbitos causados pela doença aumentou. Só neste ano a região teve 87 pessoas infectadas, das quais sete não resistiram e chegaram a óbito. O maior índice do vírus foi registrado em Mogi das Cruzes, que corresponde a 73,56% das ocorrências regional.
Em 2015, quatro pessoas morreram vítimas de meningite na região. Este ano, as estatísticas apontam aumento e o número de óbitos chegou a sete, dos quais cinco ocorreram em Mogi das Cruzes.
O município mogiano já teve 64 pessoas infectadas este ano, das quais 39 são meningites virais, que oferecem menor risco. Até semana passada haviam 59 confirmações, mas, em uma semana, a cidade já registrou cinco novas confirmações. No ano passado, Mogi teve 67 ocorrências e quatro mortes.
Suzano é o segundo município com o maior índice de meningite na região, embora tenha apontado queda em relação ao ano passado. Só em 2016, foram sete confirmações, contra 12 em 2015. Não houve registro de vítimas fatais.
Guararema foi a que teve o menor índice de pessoas infectadas neste ano, mas o único caso registrado resultou no óbito de uma pessoa. Das duas ocorrências de meningite que ocorreram em Ferraz de Vasconcelos, uma criança morreu. Ela deu entrada no Hospital Regional de Ferraz, vindo de Poá e foi a óbito em Mogi, no Hospital Luzia de Pinho Melo. As demais cidades registraram casos da doença, mas sem vítimas fatais.
Arujá registrou apenas dois casos este ano, contra três no ano passado. Em Itaquaquecetuba, quatro pessoas foram diagnosticadas com meningite este ano, dois a menos que o mesmo período de 2015, quando uma pessoa morreu.
Poá atendeu 19 casos suspeitos de meningite este ano, dos quais sete foram confirmados, sete estão sob investigação e cinco foram descartados. Das ocorrências confirmadas, uma é de meningite bacteriana, a mais grave, que pode levar a morte. No ano passado, a cidade confirmou oito casos.
A meningite é uma doença infectocontagiosa que atinge o sistema nervoso e os sintomas iniciais da doença são febre, vômito e cefaleia. Nesses casos, o paciente pode procurar qualquer unidade de saúde para receber os primeiros atendimentos.