O 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M), em Suzano, comemorou o seu 16º aniversário, ontem, no Teatro Municipal "Doutor Armando de Ré". A celebração foi marcada por homenagens aos profissionais atuantes na região e pela inauguração da Galeria de Heróis, em referência aos policiais que morreram enquanto trabalhavam.
A solenidade contou com a presença do coronel Mauro Lopes, responsável pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12) que atua em todo o Alto Tietê, além do tenente-coronel do 32º BPM, José Luiz Souza, e do delegado assistente seccional Julio Vaz. Também marcaram presença no evento o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), o presidente da Câmara de Suzano, Denis Cláudio da Silva (PSDB), e o coronel Nobuo Aoki Xiol, que foi o primeiro comandante da unidade suzanense e, hoje, é secretário municipal de Transportes de Mogi das Cruzes.
A solenidade teve início com as homenagens para mais de 20 policiais militares, que foram agraciados com a medalha láurea de mérito pessoal. A honraria é fixada no bolso esquerdo do uniforme, ao lado do coração.
Alguns policiais da corporação perderam a vida enquanto estavam em exercício. Esses profissionais também foram homenageados durante a cerimônia de aniversário do batalhão, que contou com a presença dos familiares que participaram do descerramento da placa intitulada "Galeria de Heróis", com a foto de cinco deles estampadas.
O tenente-coronel Souza ressaltou a importância de celebrar a data e lembrou que o batalhão foi criado em 1º de janeiro de 2000, porém, o dia de aniversário é em 29 de fevereiro, já que o decreto que estabelece a unidade foi publicado nesta data. No entanto, a comemoração sempre ocorre na primeira quinzena de março. "É uma oportunidade de mostrar para as pessoas um pouco do trabalho que a Polícia Militar faz e também integrar o público", disse. "É o reconhecimento do trabalho que é feito pelos nossos policiais militares. O ponto alto do evento são as entregas da láurea de mérito pessoal e a inauguração da Galeria de Heróis".
O coronel Mauro Lopes, do CPAM/12, também destacou a importância de comemorar a data. "A comemoração de um batalhão é importante para trazer a sociedade e fazer até uma prestação de contas", comentou.
Na ocasião, o coronel lembrou que o comandante da PM de Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos deve encerrar as atividades este ano. "O tenente-coronel Souza vai sair da PM por aposentadoria. Há cerca de 35 anos, ele demonstrou ser um grande profissional e fez questão de retornar ao 32º batalhão pata encerrar sua carreira", ressaltou.