Os jovens que completam 18 anos em 2016 precisam ficar atentos ao prazo para o alistamento militar, que tem início na última segunda-feira e segue até o dia 30 de junho. A expectativa é de que no Alto Tietê mais de 13 mil meninos passem pelo processo este ano.
A apresentação junto ao serviço militar é obrigatória para todos os homens. Quem não faz o alistamento fica impedido de tirar passaporte, entrar no serviço público ou ser matriculado em instituição de ensino. 
Para se alistar, o jovem deverá se apresentar na Junta do Serviço Militar de seu município, durante o prazo estabelecido, tendo em mãos a certidão de nascimento original, RG, comprovante de residência (água, luz ou telefone) e foto 3x4 em que o jovem esteja sem brinco, piercing e com testa e orelhas descobertas.
Em Mogi das Cruzes, onde são esperados 3,9 mil jovens, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. A Junta Militar fica na avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.000, na Vila Mogilar.
Já em Suzano, onde a estimativa é de que 3 mil rapazes venham a se alistar, a Junta Militar está localizada na rua Benjamin Constant, 1.375, no centro. Neste mês o atendimento está acontecendo no período da tarde das 13 às 15h30, e a partir de fevereiro será feito em período integral, incluindo o expediente das 8 às 11h30. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4744-6121.
Em Itaquaquecetuba a Junta Militar fica na rua Valinhos, 52, no bairro do Monte Belo. Ao todo cerca de 4 mil meninos devem se apresentar ao serviço militar. O telefone para mais informações é o 4642-1547. Já em Poá cerca são esperados 1,2 mil jovens para o alistamento, que deve ser realizado na rua Vinte e Seis de Março, 72, na região central do município.
A Junta Militar de Ferraz de Vasconcelos, situada na rua Juvenal Guerra, 110, no centro, estima a realização de 1,7 mil alistamentos.
Para quem vai se alistar em Arujá, o atendimento será na rua Professor João Feliciano, nº 75. Em Guararema, os alistamentos que começam apenas na terça-feira, serão feitos na Secretaria de Defesa Social, na rua 19 de Setembro, 190, no centro.