Na semana que vem, as Câmaras Municipais da região iniciam as primeiras sessões ordinárias do ano. O recesso parlamentar já termina na próxima segunda-feira nos Legislativos de Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis. Mas a maioria dos vereadores da região retomam as atividades parlamentares na terça-feira, como é o caso de Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Poá.
Em Suzano, a primeira sessão acontece na quarta-feira do dia 3 de fevereiro, mas os parlamentares voltam à rotina a partir de segunda-feira, quando as pautas da primeira sessão começam a ser levantadas, segundo o presidente da Casa de Leis, Denis Cláudio da Silva (DEM). "As pautas que serão levadas à primeira sessão começam a ser discutidas no início da semana. Nessa primeira semana, temos que avaliar os prazos e os documentos que vêm do Executivo", explicou o vereador.
Este é um ano eleitoral para prefeitos e vereadores e, mesmo sendo pré-candidato, o democrata afirma que as campanhas não devem atrapalhar as atividades parlamentares. "Temos que separar o mandato da campanha eleitoral. A presidência demanda de um tempo maior, mas temos que saber separar".
No Legislativo mogiano, as atividades já serão retomadas com a nova mesa diretora, em que o vereador Mauro Araújo (PMDB) foi eleito presidente. O recesso teve início em 17 de dezembro e a primeira sessão da Casa está agendada para acontecer no dia 2 de fevereiro, às 15 horas.
Após mais de 40 dias de recesso parlamentar, a Câmara de Ferraz de Vasconcelos iniciará as primeiras sessões do ano na próxima quinta-feira, dia 4, às 18 horas. As sessões foram paralisadas no dia 22 de dezembro, porém, as atividades administrativas e os atendimentos nos gabinetes dos políticos foram mantidos, normalmente, durante esse intervalo.
A Casa de Leis de Poá interrompeu as sessões ordinárias no início de dezembro e a rotina volta ao normal no plenário a partir de terça-feira. Apesar do recesso, o Legislativo poaense teve de fazer sessões extraordinárias para votar projetos de lei, devido às enchentes na cidade no início deste mês.