Inaugurada ontem, a viagem de maria-fumaça entre o centro e o distrito de Luís Carlos, em Guararema, poderá se estender até o distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes. Durante evento realizado ontem, o deputado federal Marcio Alvino (PR), idealizador do passeio, afirmou que sua prioridade como presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e Patrimônio Ferroviário em Brasília será estender o trajeto da locomotiva até o município vizinho.
"Esse é um dia histórico para Guararema. É um projeto pelo qual lutamos muito e agora conseguimos concretizar essa conquista. É um resgate da nossa história. Nosso próximo passo será avançar até Sabaúna e isso será prioridade na Frente Parlamentar", destacou o deputado, que trouxe de Brasília mais de 15 parlamentares para o evento.
O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, também esteve em Guararema e ressaltou a importância de se restaurar as estações e ferrovias desativadas no Brasil. "Até o momento, nós aprovamos 24 projetos deste tipo no País e quatro estão em fase de análise. A restauração da estação de Luís Carlos e a chegada da maria-fumaça são ações muito importantes porque destacam a importância da memória de um município e servem de exemplo para todas as cidades brasileiras".
Durante sua passagem por Guararema, Rodrigues não falou sobre os pedidos feitos pelos prefeitos da região, entre eles verba para construção de viadutos em Mogi e Itaquaquecetuba. Segundo Alvino, o ministro marcará uma reunião em breve para tratar sobre os assuntos do Alto Tietê em Mogi.
Retorno social
Anfitrião da cerimônia, o prefeito Adriano Toledo (PR) destacou a importância do passeio e da restauração da estação ferroviária para os estudantes do município. "Estamos resgatando nosso passado, consolidando nosso presente e projetando nosso futuro. E vamos fazer isso apresentando nosso patrimônio para os alunos. Os estudantes poderão fazer esse passeio gratuitamente e terão um espaço para atividades culturais e educativas".
O prefeito, ao lado do diretor do diretor da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Bruno Sanches, do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Bastos, e do deputado estadual André do Prado (PR), destacou ainda o desenvolvimento econômico que o novo ponto turístico trará. "Teremos geração de emprego e renda e, consequentemente, o desenvolvimento do nosso município, o que é mais um ganho".