Há menos de uma semana para o Dia dos Pais, comemorado neste domingo, o comércio varejista do Alto Tietê já iniciou as ações para atrair os consumidores. Campanhas, promoções e descontos são algumas estratégias utilizadas na tentativa de aumentar os lucros. No entanto, a expectativa é que este ano as vendas tenham uma elevação até 6% em comparação com a mesma data no ano passado.
Dados de uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes apontam que os comerciantes do município preveem um aumento de 4% a 6% nas vendas em relação a 2014. Um maior movimento nos estabelecimentos, principalmente nos setores de vestuário, calçados, eletrônicos , perfumarias e bebidas é esperado entre quinta-feira e sábado.
Segundo Josué Pinheiro, gerente de uma loja de calçados instalada na área central de Mogi das Cruzes, para driblar a crise econômica e incentivar a compra de presentes, algumas campanhas estão sendo realizadas. "Além do próprio Dia dos Pais, estamos em meio a liquidação de inverno, oferecendo bons descontos. Para o comércio, a data não é tão popular quanto o Dia das Mães, por exemplo, e com essa crise o único jeito é buscarmos formas de atrair o cliente", disse.
Já os lojistas do Mogi Shopping aguardam a data com um pouco mais de otimismo. Segundo pesquisa realizada pela administração do Centro de Compras, a previsão é de que as vendas se elevem em até 12% em comparação ao ano passado.
Expectativa bem parecida é esperada pelo gerente de um emporium de artigos finos, instalado na praça Norival Tavares, no Parque Monte Líbano. "Trabalhamos com bebidas, que é um artigo mais voltado para os homens. Então estamos bem confiantes em aproveitar a data para dar um upgrade nas vendas. Além disso, também estamos com um restaurante funcionando, que já vem recebendo reservas para o dia", comentou.
O Suzano Shopping por sua vez, não divulgou a expectativa dos comerciantes para as vendas neste período do ano, mas destacou a realização de uma disputa comandada pelo apresentador Felipe Cill, que elegerá o "pai chef de cozinha". Para participar, os filhos devem realizar, gratuitamente, a inscrição dos pais no balcão de informações, localizado na praça de eventos do Suzano Shopping, até amanhã. Uma cozinha foi montada na praça de eventos do centro de compras para que os participantes mostrem seus dotes culinários, nos dias 6 e 8 de agosto, às 16 horas ou às 20 horas. Serão 12 classificados para a etapa final e o vencedor ganhará um almoço exclusivo no Suzano Shopping, com direito a seis acompanhantes, preparado pelo chef de cozinha Felipe Cilli, no Dia dos Pais.