A data que marca o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa passou, mas o mês de junho segue com a campanha Junho Violeta. Na edição digital de hoje, na página especial Maturidade, destacamos as ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes para o mês, e principalmente o olhar diferenciado da nova secretária da Longevidade, Camila Tacelli, que foi coordenadora da Vila Dignidade, para o problema enfrentado pelos idosos. Uma violência que se apresenta de diferentes formas, tendo como principais marcas a negligência e o abandono.
Não há uma única velhice, assim como em outros momentos da vida, o envelhecer é único para cada pessoa, e deveria ser vivido com dignidade e saúde, mas nem sempre é o que acontece. E a violência em grande parte das vezes ocorre em locais que deveriam ser símbolos de segurança e acolhimento, como a própria casa, tendo os familiares como algozes, como também nas instituições públicas mais diversas como na saúde, onde nem sempre a forma de tratamento recebida pela pessoa idosa é a mais adequada, desrespeitando sua longa trajetória de vida.
Como sempre, ainda é desafiador o caminho para uma sociedade mais amigável aos idosos, porém, avançamos muito certamente, graças ao Estatuto da Pessoa Idosa, uma legislação bastante completa, que garante direitos no que tange a mobilidade, saúde, educação, habitação, trabalho e lazer, embora nem tudo que está previsto tenha saído do papel. Como no caso da educação, é previsto a inclusão de disciplina sobre o processo de envelhecimento nos diferentes níveis de ensino, como forma inclusive de combate ao preconceito etário, mas o que existe são ações pontuais.
Celebramos hoje também avanços, contando também com o árduo trabalho de ativistas, como Juraci Almeida, hoje presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Mogi e também diretora da Universidade Aberta à Integração (Unai), única a atender pessoas 50+ no Alto Tietê, Não à toa, a conselheira se tornou uma referência para a região. É preciso somar forças para que alcancemos resultados ainda melhores em políticas públicas para população que envelhece.