Ainda são muitos os desafios, mas não há como negar que a região vive avanços importantes na saúde, com novos equipamentos sendo construídos, reformas e ampliação de serviços, que impactam positivamente a vida de milhares de pessoas em toda a região. A melhoria e expansão de serviços de saúde favorecem diretamente cada cidade, mas de forma geral também a região, desafogando outras unidades que se tornaram verdadeiras referências.
Em Suzano, destacamos nesta semana uma nova unidade básica de saúde que está sendo construída, e anteriormente, o avanço das obras do Hospital Federal, este último já com 85% dos trabalhos concluídos. Serão unidades que certamente vão ampliar a rede municipal, e também com impacto na região, no caso do hospital, que terá capacidade para 25 mil atendimentos mensais.
Na edição digital de hoje, o anúncio da reforma e mutirão com 16 mil atendimentos no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. A unidade, eleita entre uma das 100 melhores do país, completou 12 anos no último domingo (14) e a data veio com um “presente especial”: a prefeita Mara Bertaiolli esteve no local para anunciar a reforma completa da unidade.
Como já foi dito, temos muito a avançar na saúde, mas é preciso reconhecer avanços importantes, que realmente “presenteiam” a população com a ampliação da oferta de atendimentos em diversas especialidades, certamente uma das principais demandas, com um tempo de espera que nem sempre pode ser considerado razoável.
É preciso uma equipe técnica qualificada e a sensibilidade do poder público para abraçar as demandas da população, contemplando diferentes territórios, e na medida do possível, tornar mais efetivas as políticas públicas, trazendo melhorias efetivas. Vale ressaltar em Mogi a entrega no mês passado da Maternidade Municipal, um equipamento que reforça o atendimento para mulheres e gestantes na cidade. A expectativa é grande também para o Pronto Socorro prometido pelo governo do Estado.
Enfim seguimos avançando, tendo como foco principal sempre a melhoria da qualidade de vida da população em Mogi e região.