A cada quatro anos, a Copa do Mundo mobiliza pessoas ao redor do planeta. No Brasil, o futebol faz parte da nossa identidade cultural, dos encontros em família e das comemorações coletivas. É uma paixão nacional que movimenta emoções, gera conexões e, principalmente, cria oportunidades para os pequenos negócios.
A Copa influencia hábitos de consumo, impulsiona vendas e estimula empreendedores a criarem formas de atrair clientes. Pesquisa do Sebrae-SP aponta que cerca de 791 mil micro e pequenas empresas devem ser beneficiadas pelo torneio.
Os setores de alimentação e bebidas costumam ser os primeiros a sentir os efeitos positivos do campeonato. O comércio também encontra espaço para crescer. Roupas, acessórios e produtos inspirados nas cores do Brasil ganham destaque. A tendência "Brazil Core", que valoriza elementos da cultura brasileira, reforça ainda mais esse movimento e abre oportunidades para o varejo.
Mas as possibilidades não param por aí. Salões de beleza podem oferecer serviços temáticos, academias podem criar desafios relacionados ao campeonato e até pet shops podem entrar no clima com acessórios inspirados na brasilidade.
As redes sociais também assumem protagonismo. Durante a Copa, as pessoas compartilham emoções, opiniões e experiências em tempo real. Negócios que conseguem participar dessa conversa de forma autêntica aumentam sua visibilidade, fortalecem sua marca e ampliam seu alcance.
Entretanto, aproveitar as oportunidades exige planejamento. Estoque, equipe, fluxo de caixa e ações de marketing precisam estar alinhados para atender uma possível elevação da demanda. Mais do que vender durante os jogos, o desafio é transformar clientes ocasionais em consumidores recorrentes.
A Copa dura apenas algumas semanas. Porém, para os empreendedores que souberem unir criatividade, estratégia e planejamento, os resultados podem permanecer muito além do apito final. Afinal, quando paixão e oportunidade jogam no mesmo time, as chances de vitória aumentam para todos.
Kurth Tonn é Consultor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Sebrae-SP e Especialista em Marketing Digital, Inovação e Desenvolvimento de Pequenos Negócios