O setor audiovisual no Alto Tietê vem crescendo e ganhou novo impulso no início de fevereiro, com o evento de um projeto piloto do escritório regional do Sebrae-SP que pretende impulsionar o segmento. Visto com otimismo por empreendedores do setor, o programa Crie Audiovisual pode ser inclusive replicado em outras regiões, trazendo capacitações e parcerias com o poder público para facilitar a vida dos produtores locais, como para a utilização de locações. Esse é um dos destaques da edição digital de hoje.
Importante que uma entidade do porte do Sebrae-SP, já voltado para apoiar empreendedores de tantas áreas, agora esteja voltando seu olhar para a economia criativa, um segmento que cresce e envolve diferentes produções artísticas e manifestações culturais, com grande potencial para movimentar um grande volume de recursos em nossa economia.
São muitas já as leis de fomento e incentivo que estão permitindo que não apenas o audiovisual, mas o segmento cultural de forma geral possa se desenvolver e levar a arte em suas mais variadas modalidades para atingir diferentes regiões, especialmente públicos que nunca tiveram acesso a espetáculos e apresentações.
A Cultura é sempre um dos setores com menos verbas, e pessoas que transformam o pouco em muito para dar vida às suas criações. Claro que temos avanços importantes nos últimos anos como as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, homenageando grandes artistas, e contribuindo para que outros talentos se revelem pelo país, com a realização de oficinas e por meio de performances, espetáculos, exposições, despertando o interesse para o mundo das artes.
O isolamento dos tempos duros da pandemia de Covid-19 evidenciou como o setor cultural é fundamental, permitindo criar janelas para o mundo através das mais variadas lives. A arte é mais que entretenimento, é cidadania, ampliando o olhar para outras vertentes culturais e novas formas de enxergar o mundo. É preciso que o incentivo seja cada vez maior para que possamos valorizar e reconhecer talentos que surgem e também os mais experientes.