A Semana Santa chegou, portanto, é momento de grandes reflexões. Congresso Nacional porque abandonastes os filhos desta Pátria querida chamada Brasil? Não faz a reforma necessária (política, tributária, presidiária, partidária, administrativa, educacional e mudanças nos costumes). Os olhares dos membros do Congresso Nacional são diferentes dos olhares do povo brasileiro? Vejam o caos em que está mergulhada a saúde brasileira. Mesmo os planos de saúde de valores altos deixam muito a desejar. A saúde pública abandonou os enfermos brasileiros. “Uma senhora tem consulta marcada para daqui há dois anos”. Que lástima!
No momento o que vemos é a disputa pelo poder, busca de alguns políticos por recursos para outros fins que não os dos cidadãos e investimentos nas suas próximas campanhas eleitorais visando reeleições. Os assuntos referentes a corrupção e oportunismos já cansaram.. O povo fica relegado ao abandono e à mercê da criminalidade. Não se consegue diminuir o contrabando, o tráfico de entorpecentes e o oportunismo em todos os setores. O congresso nacional sabe de todos os problemas da nação, mas permanecem, os seus integrantes, de braços cruzados, salvo uma minoria que batalha sem sucesso. As reformas políticas e de todas as áreas resolveriam os problemas nacionais?
A mudança de Presidente mudaria o norte do país, criando novas perspectivas e elevação das consciências do povo brasileiro! As mudanças são necessárias, mas tudo ocorrerá em longo prazo, isto se iniciadas agora. Por exemplo, o combate a criminalidade é pífio. Há projetos para construir um milhão de vagas e mudar as estruturas dos presídios? A maioria das cadeias e presídios de hoje estão lotados e se pode trazer para análise, o que dizem alguns policiais: “os presídios atuais são cemitérios de vivos”.
A todo instante se noticia tiroteios e a sociedade está impotente diante de tantos crimes. Porque o Congresso Nacional não acorda? Adianta uma sociedade desarmada, amedrontada e de outro lado as quadrilhas poderosamente armadas, cometendo atos assustadores! Chegou a quaresma, então devemos lembrar a frase de Jesus crucificado: “Pai, por que me abandonaste”. Deus dos nossos corações salve nossas vidas. Devemos nos empregar em meditações durante estes quarenta dias e elevar nossas consciências.
Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, Mestre e Doutor em Direito e Política.