Mesmo com números ainda abaixo do ideal, cidades da região como Mogi das Cruzes figuram no ranking estadual dos municípios que mais geraram postos de trabalho formais no ano passado, segundo levantamento divulgado pelo governo do Estado, que é destaque na edição digital de hoje. O trabalho foi feito pelo Seade com base nos dados do Cadastro de Empregados e Desepregados (Caged).
Mogi se destaca pelo resultado alcançado no mês de novembro, e também pelo acumulado de 11 meses de 2025, e ainda no acumulado do ano. No Alto Tietê, também estão no ranking Poá e Itaquaquecetuba.
É importante reconhecer que, embora com resultados ainda pouco representativos diante de um grande volume de desempregados, os números alcançados pelas cidades da região são relevantes, e podem ser um indicativo de que teremos um ano ainda mais promissora para a geração de empregos. Afinal, vem aí grandes eventos como a Copa do Mundo, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, e sempre acaba movimentando o comércio.
Destaque ainda para as Eleições, que neste ano incluem a disputa para a Presidência da República, Senado, Governo do Estado, e ainda deputados estaduais e federais. A disputa eleitoral também movimenta a economia, e pode gerar vagas em diferentes setores como publicidade.
O novo ano chega assim com otimismo e a esperança de dias melhores, apresentando novos caminhos e oportunidades para quem deseja uma colocação no mercado formal de trabalho.
Outra tendência é o empreendedorismo, e nesta semana destacamos os números do programa de educação empreendedora realizado pelo escritório regional do Sebrae-SP em escolas do Alto Tietê. Foram mais de 20 mil estudantes beneficiados, que certamente puderam conhecer uma nova trajetória a ser trilhada, podendo tirar sonhos do papel e desenvolvendo seu próprio negócio em um futuro não tão distante.
A expectativa é grande para o novo ano, claro que desafios virão, mas que eles sejam transformados em oportunidades.