Oportunidade
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com inscrições abertas para 2.712 vagas para cursos presenciais e gratuitos. Os interessados devem se inscrever pelo Portal Trampolim www.trampolim.sp.gov.br. As aulas são divididas em três turnos (matutino, vespertino e noturno) e serão promovidas por professores do Sest Senat. São nove opções de cursos em 34 municípios.
Mogi
A vereadora Priscila Yamagami (PP) de Mogi das Cruzes divulgou um levantamento de sua produção legislativa na Câmara, com base em dados públicos do site oficial do Legislativo (cmmc.com.br). Ela está entre os três vereadores mais produtivos de 2025. A análise considera exclusivamente Projetos de Lei, indicações, moções, requerimentos e decretos legislativos apresentados ao longo do primeiro ano da atual legislatura.
Mogi II
De acordo com os números, Priscila apresentou 21 Projetos de Lei, nove moções, 59 indicações, 13 requerimentos e quatro decretos legislativos. O desempenho coloca a parlamentar, que também é a 1ª vice-presidente da Casa de Leis mogiana, em posição de destaque, com atuação principalmente nas áreas de saúde, proteção às mulheres, inclusão social, fortalecimento de entidades do terceiro setor e melhoria da qualidade de vida nos bairros. Destaque, por exemplo, para o projeto que institui políticas públicas voltadas às pessoas com fibromialgia.
Mogi III
Os trabalhos legislativos mais comuns são os projetos de lei, que propõem criar, mudar ou revogar uma lei no município e depois de discutidos e votados pelos vereadores, se aprovados, seguem para sanção do Executivo. Os vereadores ainda apresentam moções, expressando opinião, apoio, aplauso, pesar ou repúdio; indicações, com sugestões para que algum trabalho seja feito; requerimentos para informações, documentos ou providências; e decretos, com foco em assuntos internos ou específicos, sem necessidade de sanção do Executivo.