A educação é a base para todas as transformações que almejamos para nosso país, seja no âmbito social, contribuindo para que as desigualdades sejam reduzidas, oferecendo novas possibilidades e oportunidades para crianças e jovens, e também economicamente, com mais pessoas preparadas e capacitadas para os desafios de um mercado dinâmico e com inovações tecnológicas que ocorrem quase que diariamente.
Na edição digital de hoje, destacamos uma iniciativa importante do Instituto Julio Simões, braço da SIMPAR, que reconhece a educação e mostra para estudantes da rede municipal como o esforço e a dedicação, podem vencer obstáculos e permitir que tracem caminhos que parecem sonhos, mas podem se tornar realidade. A entidade promoveu nesta quarta-feira (3), a cerimônia de premiação do Concurso de Redação, do projeto “Você quer? Você pode”.
A iniciativa leva crianças do 4º ano do Ensino Fundamental para conhecer o Centro de Memória e Cultura Julio Simões, em Mogi, uma visita marcada por diferentes aprendizados, que também incluem saber mais diferentes profissões nas áreas de logística e mobilidade, segmentos em que a SIMPAR atua não apenas na região, como também em outros Estados e fora do país. A partir daí, eles são convidados para escrever com base no tema “Os caminhos que devo seguir para realizar meu sonho”.
A redação vencedora, de Camile Vitória de Almeida, de 10 anos, traz uma mensagem de otimismo para o futuro: ela deseja ser educadora, inspirada por sua professora Stefani Lima de Abreu. Uma carreira tão importante e fundamental, responsável pela formação de todas as demais, mas nem sempre devidamente reconhecida e valorizada. Nossos votos que ela consiga realizar seu sonho e seguir pelo caminho da Educação.
Parabéns também aos demais vencedores: Vitória Maria Franco Monteiro, que conquistou o segundo lugar e deseja seguir carreira como desenhista, e o terceiro colocado, Davi Lucas dos Santos Sales, que quer ser médico cardiologista. A educação é assim transformadora, revela talentos, potencialidades, que podem nos levar a um novo futuro.