Todos sabem como o trânsito é desafiador, e mesmo nas cidades da região temos pontos bastante complicados, principalmente nos horários de pico, como na divisa entre Suzano e Mogi das Cruzes. Os motoristas amadores e profissionais estão diariamente atentos não apenas às suas ações, mas principalmente dos demais atores que circulam pelas cidades, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas e também os demais condutores nem sempre com a devida atenção à sinalização e ao processo dinâmico da mobilidade nas cidades. 

Na edição digital de hoje, destacamos o bom resultado conquistado por Mogi com uma queda de quase 24% no número de sinistros, ou seja, de acidentes de trânsito, registrados entre os meses de janeiro e setembro. O número caiu de 883 no mesmo período do ano passado para 672. Uma redução significativa que mostra uma possível tendência de resultados ainda melhores nos próximos meses, e que assim seja com as demais cidades da região. 

A segurança viária deve ser um tema tratado ao longo de todo o ano, e não apenas em períodos específicos como o Maio Amarelo. Mogi, por exemplo, conta com a Escola Mirim de Trânsito, que visita escolas públicas e particulares, ensinando de forma lúdica, as regras básicas de segurança no trânsito. Esse conhecimento compartilhando com as crianças certamente se reflete nas famílias, e faz dos alunos multiplicadores, chamando a atenção de todos para que o trânsito seja mais seguro e gentil. 

Claro que também é preciso investir no aprimoramento dos motoristas, dos mais jovens aos mais experientes, reforçando o respeito às leis de trânsito para que não façam ultrapassagens em locais proibidos e não excedam os limites de velocidades estabelecidos nas vias, certamente duas fontes principais de acidentes, que muitas vezes acabam com vítimas fatais. 

A segurança no trânsito depende de cada um que circula pelas vias das cidades. Como sempre reforçamos, é necessário que todos façam a sua parte para que o resultado conjunto beneficie a todos, com ruas mais seguras, reduzindo a violência e trazendo mais tranquilidade para ir e vir.