A situação das represas da região é preocupante, e vem demandando ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para reduzir o consumo de água no Estado. Em Mogi das Cruzes, segundo o diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), o momento é de atenção e monitoramento constante do rio Tietê, de onde parte da cidade é captada. 

Assim como as represas da região, que operam em torno de 20%, o rio Tietê também está com a capacidade reduzida e variou de forma pouco significativa de 19% para 22% nos últimos dias. No último ano, tanto as represas como rio, estavam com algo em torno de 40% de seu volume. 

Embora não haja risco de desabastecimento no momento ou de medidas restritivas ao consumo, a orientação é para o uso consciente, seguindo medidas simples como banhos mais rápidos, evitar o uso de mangueiras para lavar carros, usar a máquina de lavar apenas com a carga completa, e reaproveitar a água da lavagem para a limpeza de áreas externas. 

A economia desse recurso tão precioso é fundamental para não revivermos períodos como da crise hídrica, que nos trouxe restrições de uso. A preocupação com o meio ambiente deve ser contínua e fazer parte do nosso dia a dia, não apenas quanto à água, mas com foco em ações mais sustentáveis, como a coleta seletiva. 

A estiagem prolongada também é fruto das mudanças climáticas, marcada por ondas de calor e tempestades cada vez mais intensas e com maior impacto sobre as cidades, trazendo grandes prejuízos. O investimento no desenvolvimento sustentável é uma necessidade urgente para as cidades, que precisam reavaliar suas ações, como também cabe a iniciativa privada e a cada morador zelar para que o respeito ao meio ambiente seja incluído nas ações rotineiras. 

Nunca é tarde para adotar hábitos mais saudáveis e que reduzam nosso impacto no meio ambiente, e aqui também vale ressaltar a importância da educação ambiental contribuindo para a formação de cidadãos mais responsáveis desde os primeiros anos de vida. É assim que teremos um futuro com melhor qualidade de vida para todos.