Nos últimos dias temos noticiado importantes iniciativas voltadas para reunir oportunidades para quem quer voltar ao mercado de trabalho ou busca o primeiro emprego. Em Poá, o Mutirão de Emprego, realizado na última terça-feira (25/11), movimentou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, atraindo centenas de candidatos para concorrer às mais de 500 vagas que foram disponibilizadas por empresas da cidade e da região. 

Nesta segunda-feira, dia 1 de dezembro, será a vez de Mogi das Cruzes promover um novo Mutirão de Emprego, em parceria com a Agência de Fomento Empresarial (AGFE), com mais de 600 vagas oferecidas por grandes empresas da cidade. A iniciativa será realizada no CIC Jundiapeba, distrito aliás que vive uma importante expansão, e comemora 87 anos neste fim de semana. 

Destaque ainda para Suzano que abre, também nesta segunda, inscrições para até 400 vagas no Programa Municipal de Qualificação Profissional e Alfabetização, com reservas especiais para pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência. 

A geração de emprego e renda tem sido um dos focos de trabalho das Prefeituras, como demonstram estas iniciativas, contribuindo para fortalecer a economia local e melhorar as condições de vida da população, diante de uma grande parcela de desempregados, com dificuldade para retornarem ao mercado, principalmente divido a falta de qualificação. 

Vale destacar também o levantamento que divulgamos semanalmente no Portal News (www.portalnews.com.br) com milhares de vagas disponíveis nos programas de encaminhamento ao emprego de Prefeituras da região, que nem sempre são rapidamente preenchidas, encontrando obstáculos na falta de qualificação de muitos profissionais. 

Estamos avançando na região, no sentido de criar vagas e facilitar o acesso a estas oportunidades, e assim como no investimento na qualificação das pessoas para que possam atender as exigências de um mercado cada vez mais dinâmico e de grandes avanços na tecnologia. As Prefeituras têm feito um importante trabalho, mas o desafio ainda é enorme.