Estamos acompanhando importantes debates na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que está sendo realizada em Belém (PA), com a participação de representantes da região, como o prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues, atualmente também presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+). 

O consórcio regional, aliás, tem se destacado e deve contar com uma iniciativa pioneira para coleta de açaí Juçara na Mata Atlântica paulista. Destaque também para a assinatura da carta coletiva “Mulheres pelo Clima e Biodiversidade”, que reúne diretrizes para garantir a justiça climática em equidade de gênero. 

As mudanças climáticas são mais do que uma questão do momento, é uma pauta que deve ser encarada com a urgência que o tema exige. Vivemos no dia a dia as frequentes ondas de calor, as estações do ano perdendo suas características, além de ciclones e tempestades devastadoras, o que não era comum em outros tempos. São situações extremas que devem trazer reflexões sobre a forma como estamos convivendo com o planeta e os recursos naturais que temos disponíveis.

Os desafios são muitos nas questões relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, mas vemos avanços significativos como a expansão dos ecopontos em cidades como Suzano e Itaquaquecetuba, e também Mogi das Cruzes, que já há algum tempo se prepara para ganhar a quinta unidade. São equipamentos de fundamental importância, que contribuem para evitar o descarte irregular de resíduos, que tantos prejuízos traz para as cidades, contribuindo até mesmo para as enchentes. 

Destaque na edição digital de hoje para o ecoponto, inaugurado recentemente no bairro Cidade Miguel Badra, em Suzano, que apenas na primeira semana já recolheu 46,5 toneladas de resíduos. Nossos votos de que os ecopontos se multipliquem pelas cidades, contribuindo para que os resíduos tenham a devida destinação. E vale destacar que para que o meio ambiente ganhe cada vez mais destaque na lista de prioridades, é necessário principalmente investir na educação ambiental.