A realização da COP 30 em Belém, em novembro de 2025, marca um momento histórico para o Brasil e para a Amazônia, colocando o país no centro das decisões globais sobre mudanças climáticas. Mais do que um evento diplomático, a conferência representa uma oportunidade concreta de mobilização social, e é nas escolas que essa transformação pode começar.

Diante de um cenário de emergência climática, com enchentes, secas e ondas de calor afetando a vida escolar, é urgente que as instituições de ensino assumam um papel protagonista. A escola não deve apenas informar, mas formar sujeitos capazes de compreender, debater e agir. A educação ambiental precisa estar integrada ao currículo, conectando ciência, cultura local e práticas sustentáveis. E é aí que a Educomunicação se destaca como aliada poderosa.

Ao unir educação e comunicação, ela permite que crianças e jovens se tornem produtores de conteúdo, agentes de transformação e multiplicadores de conhecimento. Projetos que envolvem fotografia, rádio escolar, podcasts, vídeos e exposições são capazes de sensibilizar comunidades inteiras.

Mais do que falar sobre sustentabilidade, é preciso agir. A COP 30 nos lembra que não basta conscientizar, a escola deve incentivar ações concretas como hortas comunitárias, coleta seletiva, campanhas de preservação das águas e reflorestamento. Essas práticas não apenas educam, mas criam vínculos afetivos com o meio ambiente e fortalecem o senso de pertencimento.

Os projetos educomunicativos permitem que os próprios estudantes conduzam investigações, entrevistas e campanhas. Ao dar voz às infâncias e juventudes, a escola contribui para formar lideranças ambientais que podem influenciar políticas públicas e práticas comunitárias.

Em tempos de COP 30, é essencial que o debate climático ultrapasse os muros da conferência e chegue às salas de aula e, a partir delas, aos lares dos estudantes. Afinal, garantir um futuro sustentável não é apenas uma meta global: é uma missão cotidiana, urgente e coletiva.


Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta