A Câmara de Suzano realizará, no dia 5 de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano de 2025”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”. Entre os 36 homenageados, estão cinco profissionais liberais.
O título de “Advogada do Ano” será entregue a Kellen Siqueira. Incentivada pelos pais, que sempre valorizaram a educação e o esforço, ela se tornou a primeira advogada de sua família.
Com mais de 27 anos de atuação na advocacia, ela trabalha no campo do Direito de Família e Sucessões. É pós-graduada em Direito Processual Civil e possui especialização em Direito das Famílias e Sucessões.
Além da advocacia, é mediadora e conciliadora judicial e extrajudicial, formada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com mais de uma década de experiência na promoção do diálogo e da pacificação social.
Kellen também exerceu o cargo de secretária adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano no triênio 2016-2018, foi presidente da Comissão de Eventos da entidade no triênio de 2019/2021 e, atualmente, preside a Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem (triênio 2025-2027). Recebeu ainda o Diploma de Honra ao Mérito pela excelência dos serviços prestados à OAB/SP no âmbito do Convênio de Assistência Judiciária.
A homenageada dedica-se há anos ao trabalho voluntário em diversas frentes sociais da cidade de Suzano, prestando atendimento jurídico gratuito na área de Família e Sucessões, ministrando palestras e aulas e compartilhando sua experiência com a população.
Arquiteto
Já o título de “Arquiteto do Ano” será para Rafael Paulo Ambrosio. Ele é doutor em Direito Ambiental Internacional e mestre em Habitat, além de possuir duas especializações pela Universidade de Rotterdam, na Holanda.
Ambrosio é professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e da Universidade Paulista (Unip) e sócio-proprietário da RC Arquitetura e Urbanismo, que atua na área de desenvolvimento territorial, com ênfase em diagnósticos urbanísticos e socioambientais, além de trabalhos diversos de coordenação de planos diretores e planos setoriais, projetos de regularização fundiária, contenção de encostas, estudos de áreas de risco para implantação de projetos de urbanização e produção habitacional, e desenvolvimento de projetos integrados de urbanização de assentamentos precários.
O homenageado foi finalista do World Habitat Awards de 2013, premiação da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para projetos de habitação com inovação social, e recebeu os prêmios Movimento Nossa Santos é Outra, pelo trabalho de organização dos movimentos de moradia e da luta pelo direito à cidade, em 2011, e o Melhores Práticas em Gestão Local, concedido pela Caixa Econômica Federal e Associação Cortiços do Centro, em 2009.
Corretor de imóveis
O corretor de imóveis Enio Pizzolato será condecorado com o título de “Corretor de Imóveis do Ano”. Suzanense, ele se graduou em Educação Física e Pedagogia e atuou durante anos como professor de Educação Física. Posteriormente, integrou a Diretoria de Ensino da cidade de Suzano.
Em 1994, Enio Pizzolato iniciou uma nova fase de sua carreira, ao ingressar no mercado imobiliário, tornando-se corretor de imóveis. Com mais de 30 anos de experiência no setor, vem participando de diversos lançamentos imobiliários em Suzano, São Paulo e, mais recentemente, em Paraty (RJ).
Engenheiro
O “Engenheiro do Ano” será Leandro Prestes da Silva. Ele é engenheiro eletricista e engenheiro de Segurança do Trabalho, com trajetória em empresas de grande porte como Gerdau, ArcelorMittal, Saint-Gobain e Novelis, atuando em alta e média tensão, sistemas de energia, utilidades e gestão de manutenção, além da atuação em serviços públicos e gestão de equipes multidisciplinares.
O homenageado possui experiência consolidada em implantação de normas técnicas (NR10, NR13, ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001), gestão de projetos industriais, contratos, indicadores-chave de performance, energia e utilidades, além de metodologias de melhoria contínua. É especialista em segurança, com foco em bloqueio de energias perigosas e eletricidade.
Conselheiro do Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos de São Paulo (Crea-SP), com participação ativa no Comitê Organizador dos Congressos Regionais e do Congresso Estadual de Profissionais de 2025, onde atuou como secretário durante o evento.
Fundador da LUD Engenharia e criador do Boteco da Engenharia Podcast, atua também como colunista no Blog da Engenharia, produzindo artigos técnicos e de opinião sobre segurança do trabalho, eletricidade e gestão de manutenção. Ainda participou ativamente de ações de voluntariado nas diversas empresas que atuou.
Profissional de contabilidade
E o título de “Profissional de Contabilidade do Ano” será entregue a Ricardo Elias Alves. Ele atua na área contábil desde 1992, tendo construído uma sólida trajetória profissional voltada à gestão pública e à responsabilidade fiscal em Suzano.
Alves formou-se técnico em Contabilidade em 1999 e graduou-se em 2005. Desenvolveu sua carreira na Prefeitura de Suzano, onde exerceu diversas funções estratégicas voltadas à Contabilidade e ao Controle Interno da administração pública.
Entre 2013 e 2020, atuou como Contador Público Municipal, período em que todas as contas anuais da Prefeitura receberam parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Foi ainda presidente da Comissão Permanente de Fiscalização das Prestações de Contas entre 1993 e 2004, e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de 2000 a 2004, além de membro do Conselho Municipal de Saúde entre 1997 e 2004.
Ele também destaca sua coautoria na elaboração do decreto municipal 7.076/1999, que estabelece normas relativas às concessões de auxílios, subvenções e contribuições, bem como à formalização de convênios com entidades privadas para o desenvolvimento de programas e projetos sociais, norma que instituiu a Comissão Permanente de Fiscalização das Prestações de Contas.
Atualmente, o homenageado é responsável pelo Controle Interno da Prefeitura, cargo que já ocupou entre 2005 e 2007.