A participação política é primordial para alcançarmos as transformações desejadas para as cidades, o Estado e o país de forma geral. Não se trata apenas de uma questão partidária, bastante presente atualmente em tempos de polarização, mas da importância de acompanhar e participar dos debates no Legislativo e Executivo que vão definir a criação e aprimoramento de políticas públicas. 

Um bom exemplo do incentivo a essa participação é o projeto Parlamento Estudantil, da Câmara de Mogi das Cruzes, que destacamos na edição digital de hoje. Neste ano foram selecionados 47 jovens do Ensino Médio e do Fundamental II. O processo inclui a apresentação de um projeto que por vezes ressalta um problema do local em que vivem ou da cidade em geral. Os temas são os mais diversos, como saúde, sustentabilidade e outros. 

Quem participou da iniciativa e hoje é uma das vereadoras de Mogi é Malu Fernandes. Certamente, ela, assim como os demais parlamentares vão inspirar os jovens que puderam nesta semana conhecer de perto o Legislativo, sendo inclusive protagonistas de sessões voltadas para cada diferente nível de ensino, elegendo a mesa diretiva e podendo apresentar e defender os projetos que os levaram ao Parlamento. 

Parabéns à Câmara de Mogi pela iniciativa, que deve ser ampliada com a criação da Escola do Parlamento, atualmente em tramitação. Essa nova proposta também deve contribuir para aproximar a população do Legislativo, como acontece com os estudantes a cada ano. Afinal, embora alguns eleitores nem sempre se lembrem, os vereadores são os representantes da cidade, e têm o dever de contribuir com projetos e iniciativas, além de colaborar e fiscalizar as ações do poder Executivo. 

Como sempre é fundamental que todos participem e os mais jovens também estejam incluídos nas decisões da cidade. Além do Parlamento, temos também os Conselhos Municipais nas mais diferentes áreas, espaços fundamentais para quem deseja colaborar com a cidade. A união faz a cidade mais forte e torna as políticas públicas mais efetivas, melhorando a vida da população.