A melhoria na infraestrutura tem sido um dos principais investimentos nas cidades nos últimos anos. Todos os municípios da região vêm evoluindo neste sentido, especialmente na melhoria viária. Na edição digital de hoje, destacamos o balanço da Secretaria Municipal de Obras de Itaquaquecetuba, que desde 2021 já pavimentou mais de 100 km de ruas da cidade.
O número é bastante expressivo, abrange vários bairros da cidade, e mostra o investimento realizado pela administração do prefeito Eduardo Boigues, que está em seu segundo mandato, mudando a cara de Itaquá e resgatando o orgulho de seus moradores.
A cidade vem crescendo nos últimos anos, e de referência negativa passou a ser exemplo para outras cidades da região. O próprio chefe do Executivo hoje também é presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), que aliás já passou as fronteiras da região e é formado por 14 cidades.
Com um trabalho sério e focado, Itaquá vem se destacando também com melhorias na saúde e educação. No secretariado de Boigues, destaque para o secretário municipal de Governo, Marcello Barbosa. Ele, que tem bom trânsito na política de regional, pode ser um dos candidatos a deputado nas eleições do próximo, e é preciso aumentar a representatividade do Alto Tietê. Seja como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), ou na Câmara Federal, certamente será uma importante conquista para a região.
Voltando à infraestrutura, as cidades precisam geralmente de investimentos no básico para evoluírem para questões mais complexas, trazendo o mínimo de infraestrutura para a população, especialmente os mais vulneráveis que vivem em regiões mais distantes.
Não só Itaquá, mas as cidades do Alto Tietê de forma geral têm muitos avanços a comemorar, e como já citamos, há ainda o reforço para as demandas comuns por meio do Condemat+. Como sempre ressaltamos neste espaço, a união de esforços é poderosa e permite alcançar melhorias que beneficiam a todos, em cada cidade e no conjunto do Alto Tietê.