A qualidade da educação está muito fundamentada em seus conteúdos e nos valores profissionais que atuam diretamente com os alunos da educação infantil ao ensino médio, e mesmo nos cursos superiores. Porém, é importante que eles tenham acesso a uma infraestrutura de qualidade, como bem destacou a secretária de Educação de Mogi das Cruzes, Darly Aparecida de Carvalho, para nossa reportagem nesta quarta-feira (9) no anúncio da reforma de 29 escolas pela Prefeitura de Mogi, além do almoxarifado da pasta.
É fundamental que as escolas tenham uma estrutura adequada para atender seus alunos e professores, e isso se traduz sim em pinturas, reparos em telhados, entre outras obras, para que assim o aprendizado transcorra da melhor maneira, alcançando a qualidade que todos almejamos. Mogi já é uma referência para outras cidades da região, e com as reformas dá mais um passo importante para ir além.
O nosso futuro, sem dúvida, está na educação, e quanto mais melhorias, melhores serão os resultados dos estudantes nas avaliações, e para o pais, tanto na economia como na qualidade de vida.
Claro que também é preciso investir na equipe de professores e todos os profissionais que fazem parte do dia a dia das escolas, investindo na qualificação, em salários cada vez melhores, o que se reflete na qualidade do ensino oferecida aos estudantes.
Como sempre afirmamos temos avançado na educação, em Mogi e na região, com cidades sendo destaques na alfabetização, como ocorreu recentemente em Poá, mas os desafios são muitos e sempre é preciso investir cada vez mais.
Nossas crianças e jovens merecem o melhor, e têm na escola não apenas um ambiente de aprendizado, mas de convivência e socialização, que também merece atenção, com medidas que incentivem a cultura de paz e combatam o bullying.
Mais uma vez também a importância do esforço coletivo, também os pais e responsáveis fazem parte desse processo educacional, estimulando os estudantes e oferecendo bases sólidas para que tenhamos cidadãos críticos e com uma boa base de conhecimentos.