O CIESP Alto Tietê celebra seu 64º aniversário, em 5 de setembro, comemorando a recente assinatura de convênios entre o Governo do Estado e a prefeitura de Poá, no valor de R$ 2 bilhões. Os acordos proporcionarão expressivo avanço logístico, fundamental para o fomento da indústria, pelo qual a entidade tanto tem trabalhado em sua história. Serão beneficiados o município e todas as demais cidades sob a jurisdição da Diretoria Regional: Mogi das Cruzes (sede), Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Suzano.
As obras terão grande impacto na malha viária e no transporte público regional. Dentre as melhorias previstas estão a implantação do novo Complexo Viário do Alto Tietê, incluindo alças de entrada e saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas; construção de um novo viaduto na entrada de Poá; reforma do viaduto da Vila Varela; readequações na Estrada Padre Eustáquio; melhorias ao longo da Rodovia João Afonso de Souza Castellano (SP-66); e drenagem para combate às enchentes.
Quanto à melhoria do modal ferroviário, abrangerá as estações Poá e Calmon Viana, com a construção de novos mezaninos, instalação de escadas rolantes, cobertura das plataformas e adequações para garantir acessibilidade. O projeto também prevê a revitalização das seis passarelas urbanas de Poá, com instalação de iluminação em LED, câmeras de monitoramento e melhorias estruturais que visam à segurança dos pedestres.
O fomento industrial é o objetivo permanente do CIESP Alto Tietê, que se empenha também pelo desenvolvimento socioeconômico sustentado da região. Com o avanço da infraestrutura, uma das pautas da entidade, o setor ganha um novo impulso, contribuindo para o crescimento econômico, novos investimentos e geração de empregos.
*Rafael Cervone (foto principal) é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
**José Francisco da Silva Caseiro é o diretor-titular do CIESP Alto Tietê.