Eventos que dialogam com nossa trajetória de estudos, pesquisas, experiências e jornada profissional nos inspiram, especialmente quando ocorrem na região onde aplicamos nossos saberes e práticas docentes. Concordam comigo? Pois bem, estou animada para a sexta edição do Fórum Internacional de Educação do Alto Tietê, que será realizada em setembro de 2025. Desta vez, o evento abordará uma temática que norteia os meus artigos nesta coluna semanal: educação midiática, digital e tecnológica.

Dando continuidade à formação continuada dos professores da região, o Fórum terá como tema central "Educação e Cultura Digital: Oportunidades e Desafios". A programação será desenvolvida por meio de cinco encontros virtuais, realizados às terças-feiras, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater os impactos das tecnologias na aprendizagem.

Os professores terão contato com temas como educação midiática, formação docente, inclusão digital, uso de celulares em sala de aula e o papel da inteligência artificial nas escolas. A palestra de abertura será conduzida pela designer e educadora Mariana Ochs, que abordará a educação midiática como prática transversal e cotidiana, destacando a importância do letramento digital para o desenvolvimento do senso crítico e da autonomia dos estudantes.

O Fórum é promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e organizado pelo Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), com apoio de instituições como Unesco, OEI, Undime-SP e diversas fundações educacionais.  

Ao longo dos anos, a iniciativa se consolidou como um espaço de socialização de experiências. Conhecemos as ações das redes regionais em relação às temáticas abordadas, inspirando uns aos outros na busca por respostas aos desafios que a educação nos impõe — especialmente aqueles relacionados às tecnologias digitais, que avançam aceleradamente e exigem dos professores constante atualização. Será mais um encontro significativo.


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta