A cultura, em suas diferentes manifestações, tem papel fundamental para levar não apenas lazer e entretenimentos, mas também fomentar a conscientização sobre diversos temas e estimular o exercício da cidadania. Toda sua potencialidade ganhou ainda mais evidência no período da pandemia de Covid-19, com o distanciamento e isolamento, e as muitas lives realizadas por artistas que muito contribuíram para a saúde mental de todos. 

Na edição digital de hoje, destacamos os recursos que Mogi das Cruzes receberá até 2029 por meio da Política Nacional Aldir Blanc, do governo federal, totalizando mais de R$ 11 milhões. Valores que vão fomentar as diferentes vertentes artísticas da cidade, que conta com muitos artistas de muito talento e espaços de cultura variados que precisam de mais investimentos. 

Todo investimento é muito bem-vindo e a expectativa é que tenhamos projetos culturais espalhados pela cidade, recebendo esses recursos para atingir as mais distantes localidades, e pessoas que por vezes nunca tiveram acesso a um espetáculo teatral ou a um show. É preciso fomentar as artes e também novos talentos, por meio de formações e capacitações.

A cultura precisa ser descentralizada, ocupando toda a cidade de Mogi, quem sabe por meio das associações de bairro, seguindo o exemplo da Escola de Artes AJPS, no distrito de Cezar de Souza. O trabalho começou com uma associação e se transformou em um espaço de formação para crianças e jovens, e hoje é uma referência para Mogi e região, descobrindo novos talentos, promovendo a cidadania e montando seus próprios espetáculos.  

A arte assim como o esporte também tem o poder de transformar vidas, apresentar  novos caminhos para a nossa juventude e para os mais experientes. O que falta por muitas vezes é incentivo e oportunidade para os muitos segmentos culturais, e isso também demanda recursos financeiros que podem vir por meio das leis de incentivo. 

É preciso valorizar a arte e os artistas locais, eles são representantes da cultura em seus territórios, formando uma cidade cada vez mais diversa e inclusiva.