Saúde 

O deputado estadual Marcos Damasio (PL) se reuniu na última quarta-feira (20) com o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, para tratar de investimentos e melhorias na rede pública de saúde do Alto Tietê, como a possível implantação de um Centro de Hemodiálise, a inauguração da Maternidade de Mogi das Cruzes, a abertura de um novo Pronto Socorro na área do Hospital Luzia de Pinho Melo e informatização do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. 

Saúde II

De acordo com a assessoria de Damasio, Eleuses Paiva recebeu os pedidos e se comprometeu a avaliar os encaminhamentos com a equipe técnica da pasta, reconhecendo a importância das demandas apresentadas para o fortalecimento da saúde regional. O encontro aconteceu em São Paulo e contou com a participação dos vereadores de Ferraz de Vasconcelos Luiz Tenório, Ewerton Lissa e Hodirlei Martins (Mineiro). 

Fibromialgia 

O Projeto de Lei (PL) nº 96, de 6 de maio de 2025, de autoria da vereadora Priscila Yamagami (PP), aprovado na sessão da Câmara de Mogi das Cruzes de quarta-feira (20), foi o  seu segundo projeto a ser aprovado dos 13 que ela criou desde janeiro. O texto prevê a criação da Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, doença sem cura que requer tratamentos e terapias especiais para amenizar dores crônicas e diárias.

Fibromialgia II

A Política Municipal deverá oferecer atendimento multidisciplinar, capacitação de profissionais para atender os pacientes, incentivo à pesquisa e inserção no mercado de trabalho. O PL determina ainda que haja diretrizes para o desenvolvimento de ações voltadas à atenção, acolhimento e valorização das pessoas com fibromialgia, com ênfase na promoção da saúde, bem-estar e inclusão social. 

Fibromialgia III

Também fica instituído o Dia Municipal de Conscientização sobre Fibromialgia no calendário oficial do município e o apoio à criação de espaços de escuta, acolhimento e convivência.