Faltando poucos dias para o fim do mês de agosto, a expectativa é grande para a chegada de setembro, com a comemoração de aniversário de duas grandes cidades da região, Mogi das Cruzes, no próximo dia 1, e Itaquaquecetuba, no dia 8, ambas celebrando 465 anos de fundação. Em comum, até o momento, apenas o tradicional desfile cívico, que, em Mogi, deve reunir mais de 5 participantes.
Itaquá prepara uma festa grandiosa, com shows de grandes artistas e um rodeio semelhante aos realizados em outras cidades já tradicionais no segmento. Destaque também para a programação em celebração à padroeira da cidade, Nossa Senhora D’Ajuda, já a partir do próximo fim de semana.
Além das festividades, a população das duas cidades poderá celebrar os avanços e conquistas dos últimos anos. Mogi, pela primeira fez administrada por uma mulher, a prefeita Mara Bertaiolli, segue sendo referência para a região, na saúde e educação, se prepara para em breve inaugurar a Maternidade Municipal e também aguarda o projeto do novo Pronto Socorro, anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, em visita à cidade em fevereiro para a inauguração da Praça da Cidadania.
Itaquá também tem conseguido importantes avanços, deixando de ser referência negativa no Alto Tietê, principalmente quando o assunto era a violência. A cidade vem recebendo investimentos em áreas fundamentais como saúde, educação e segurança, servindo de exemplo para outros municípios. E o prefeito Eduardo Boigues, em seu segundo mandato, também está como presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+).
Claro que tanto Mogi quanto Itaquá ainda têm muitos desafios a serem vencidos, mas é fundamental além de cobrar melhorias, reconhecer o valoroso trabalho que vem sendo realizado pelas administrações municipais, com foco em demandas especialmente os mais vulneráveis. O futuro das duas cidades é visto de forma geral com otimismo e esperança, e aqui ficam nossos melhores votos, desde já, para que os aniversários sejam repletos de boas notícias e ainda mais investimentos, com reflexos em toda a região.