As prefeituras da região vêm intensificando as campanhas de vacinação, com foco não apenas no combate aos vírus da influenza, a vacina contra a gripe, hoje estendida para além dos grupos prioritários, estando disponível para pessoas a partir dos seis meses. O objetivo também é ampliar a cobertura vacinal de outros imunizantes, que estão longe das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. 

Com esse foco, Mogi das Cruzes vem levando a vacinação contra a gripe para diferentes pontos da cidade, abrangendo públicos diversos, como na próxima quarta-feira (16), no restaurante Bom Prato, na região central, e no dia 24 de julho (quinta-feira) para o Pró-Hiper, no Mogilar, e para o Centro Municipal de Paradesporto, no Rodeio. 

Não apenas em Mogi, mas em todas as cidades, as vacinas continuam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Mogi ainda conta com alguns postos com horários estendidos até às 18 horas, como Jundiapeba, Alto do Ipiranga, Braz Cubas e Vila Suíssa. 

Com tamanha disponibilidade, estar longe da meta não é uma responsabilidade dos serviços de saúde, mas principalmente da população que não tem buscado a prevenção como deveria, impactando depois hospitais e atendimentos de urgência e emergência com complicações da doença que poderia ser evitada. 

Da mesma forma, outras doenças que estavam erradicadas e começam a gerar preocupação, como a poliomielite e sarampo, esta última alvo também de campanha recentemente. A vacina é o melhor remédio para a prevenção de doenças de forma geral, especialmente no que se refere às crianças, com um extenso calendário vacinal disponibilizado gratuitamente. 

O sistema público de saúde, utilizado pela grande maioria da população, tem diversos problemas, mas não no que se trata da vacinação e é preciso aproveitar esse importante benefício oferecido a todos. Investir na promoção da saúde e prevenção de doenças é fundamental para pessoas de todas as gerações, sendo grupos prioritários ou não. A vacinação é um ato individual com grande impacto no coletivo, contribui para a proteção de todos.