As Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) — como as inteligências artificiais — avançam aceleradamente. No entanto, em meio ao deslumbramento aos recursos lançados, é imprescindível reafirmar o papel insubstituível do professor no processo de ensino e aprendizagem. Embora ferramentas tecnológicas ampliem possibilidades educativas, é o olhar sensível e singular do docente que enxerga além dos dados: ele percebe o aluno em sua integralidade, com suas emoções, potencialidades, limitações, conhecendo e interpretando suas histórias de vida, muitas vezes, ressignificando cada uma delas.

O protagonismo docente se revela na capacidade de criar pontes entre saberes e realidades diversas, contextualizando conteúdos e promovendo uma educação que respeita a heterogeneidade das turmas, que reúne estudantes envoltos por diferenças sociais, culturais, econômicas, e, em espacial, com perfis, personalidades e propósitos singulares. Mais que transmissor de informações, o professor é um mediador afetivo, que constrói caminhos para o conhecimento a partir da escuta e do diálogo.

É ele quem reconhece as múltiplas formas de aprender, valorizando as diferenças que tornam cada estudante único. Seu papel transcende o tecnicismo e o maquinismo: está enraizado na valorização da diversidade humana. O professor protagonista conduz práticas pedagógicas que humanizam o ensino, resgatando seu sentido transformador. Ele é o principal mediador no processo de ensino e aprendizagem, idealizando, planejando, aplicando, avaliando e reorganizando os percursos para orientar seus educandos rumo a futuros promissores.

Portanto, a valorização desses profissionais também é imprescindível! Por qual motivo? São inúmeros. Mas ressalto um deles: porque, no coração da educação, ainda pulsa a presença humana de quem ensina com propósito e escuta com atenção.


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta