A inteligência artificial que a maioria conhece é generalista. Ferramentas populares sabem muito sobre o mundo, mas nada sobre a estratégia do seu negócio. Por isso, usá-las apenas para otimizar tarefas cotidianas, como automatizar atendimentos e redigir e-mails, representa apenas a superfície de seu potencial. Essa abordagem não acumula conhecimento, tratando a IA como um mero executor, e não como um ativo estratégico duradouro.

A verdadeira revolução está em ir além, transformando a IA em um especialista. A proposta é criar “cérebros” de IA, cada um treinado em um pilar estratégico da empresa. Parece ficção, mas já é uma realidade que redefine o papel da tecnologia nas organizações.

Para que o treinamento seja eficiente e evite os conhecidos “delírios”, uma técnica eficaz é o aprendizado em blocos. O conhecimento é estruturado de forma modular, criando “cérebros” persistentes que podem ser combinados e reutilizados em diversas atividades de gestão, assumindo responsabilidades complexas.

Pense em um bloco como uma "matéria" ou um "curso intensivo" para a IA, focado em um único domínio. Em vez de dados aleatórios, o conteúdo de um bloco é criteriosamente selecionado

Os resultados já são visíveis, como na análise de impacto social. Hoje, sistemas de IA, como os desenvolvidos pela Soulcial, analisam a fundo dados de doação de cupons fiscais, gerando relatórios e até podcasts produzidos e narrados pela própria IA. Também pilotam campanhas de engajamento, criando missões para ampliar a participação.

Dessa forma, o aprendizado em blocos transforma a IA de uma ferramenta genérica e pouco confiável em um ativo de inteligência customizado: um verdadeiro especialista digital, confiável e permanentemente alinhado aos objetivos e à realidade de um negócio. Por que se contentar com um executor de tarefas quando se pode ter um parceiro estratégico?

 

* Rodrigo Morales é empreendedor em tecnologia, atualmente é co-CEO da Soulcial buscando formas inovadoras de engajar pessoas para transformar a sociedade e tornar o mundo mais justo.