Representantes da população os vereadores tem a importante missão de colocar em pauta os interesses dos habitantes de suas cidades, criando leis e fiscalizando o Executivo de forma a contribuir para que a cidade tenha uma boa gestão. Em Mogi das Cruzes, a atual legislatura caminha de forma positiva, combinando a experiência da grande maioria dos parlamentares, com novos nomes que conquistaram uma cadeira no Legislativo nas últimas eleições. 

O decano da Câmara de Mogi atualmente é o vereador Pedro Komura (União Brasil), o mais antigo atuando, mas há também outros nomes conhecidos como a vereadora Inês Paz (PSOL) e Marcos Furlan (Podemos), que já foi inclusive presidente do Legislativo por dois mandatos. Hoje a presidência é de Francimário Vieira, o Farofa, do PL, partido com o maior número de parlamentares eleitos e também é a legenda da prefeita de Mogi, Mara Bertaiolli. 

Aliás vale ressaltar que os liberais também estão à frente do Executivo de grandes cidades da região como Suzano, com o prefeito Pedro Ishi, e Itaquaquecetuba, com Eduardo Boigues, além de Guararema, com José Luiz Eroles Freire, o Zé, e Biritiba Mirim, com Carlos Alberto Taino Junior, o Inho. O partido também está à frente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com o deputado André do Prado, que tem sido um importante parceiro para as cidades da região junto ao Governo do Estado. 

Para além das questões partidárias, vale destacar o trabalho que a Câmara de Mogi vem realizando em parceria com o Executivo, aprovando projetos importantes no primeiro semestre, como destacamos na edição digital de hoje, que inclui a criação das secretarias da Mulher e da Longevidade, e ainda a diária especial para guardas municipais, reforçando a segurança na cidade. 

A boa gestão da cidade depende de um bom alinhamento entre o Executivo e o Legislativo, com atenção às demandas da população, e claro mantendo seu papel fiscalizador, o que também cabe a cada munícipe. É sempre por meio de esforços conjuntos que se alcança uma cidade cada vez melhor para todos.