A intencionalidade pedagógica se configura como um dos fundamentos essenciais da prática educativa, especialmente no contexto atual marcado por constantes transformações sociais, tecnológicas e culturais. Mais do que planejar conteúdos com base nos currículos (municipais, estaduais e nacionais) que organizam o sistema brasileiro de educação, o ato de ensinar exige do professor uma postura reflexiva e consciente sobre os objetivos que orientam sua ação didática.

Na formação docente, esse aspecto ganha centralidade: formar professores intencionais significa capacitá-los a compreender que sua prática é permeada de propósitos. Essa consciência orienta o planejamento de estratégias, a seleção de materiais, a abordagem metodológica e a construção de ambientes de aprendizagem significativos. A intencionalidade pedagógica exige, portanto, capacidade criadora e desenvoltura para consolidar os diferentes saberes junto aos educandos, os quais almejam um ensino que os represente.

Diante de um cenário educacional desafiador – com demandas de inclusão, personalização do ensino e uso de tecnologias – é a intencionalidade pedagógica que garante coerência e sentido ao percurso didático-pedagógico. Ela conduz o planejamento do ensino, que, quando idealizado, concretiza a aprendizagem; exigindo, por parte dos professores, compromisso, ética e sensibilidade frente às realidades dos estudantes; e, por parte dos alunos, parceria, compromisso e responsabilidade com o aprender.

A intencionalidade pedagógica, essencial no percurso educacional, é uma habilidade que compete aos professores. Ao aplicá-la, esses profissionais contribuem para o desenvolvimento de uma educação mais reflexiva, alinhada aos valores humanos, comprometida não apenas com o ato de ensinar, mas, sobretudo, com a mobilização de futuros promissores junto às infâncias e juventudes.

Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta