O Crescer, programa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que oferece cursos de empreendedorismo e capacitação profissional, completará em breve 15 anos. Criado em outubro de 2010, ele tem feito a diferença na vida de mogianos que buscam novos caminhos profissionais ou o aprimoramento no trabalho que já desenvolvem. As demais cidades da região contam com projetos semelhantes, qualificando e abrindo a possibilidades para novos empreendedores. 

Na edição digital de hoje destacamos mais de mil vagas em 46 tipos de formação, oferecidas nas quatro unidades do programa mogiano. Aliás esse também é um diferencial fundamental, a descentralização. O Crescer tem unidades em Braz Cubas, Vila Brasileira, no Centro e em Cezar de Souza, contemplando assim diferentes regiões e reduzindo a necessidade de deslocamento dos participantes das atividades. 

Iniciativas assim contribuem para a geração de renda e a formação para um mercado de trabalho que cada vez exige mais qualificação dos profissionais, especialmente na área de tecnologia. Os cursos oferecidos pelo Crescer incluem, por exemplo, e-commerce – edição de imagens e vídeos; criação de conteúdo para marcas, produtos e serviços, inteligência artificial, marketing digital e Power Bi. Destaque também para mercados em crescimento como cuidadores de pessoas idosas e de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Investir na capacitação, ainda mais aproveitando oportunidades como estas, de forma gratuita, se mostra imprescindível para ingressar ou voltar ao mercado de trabalho, diante de um alto índices de desemprego, e mesmo com as milhares de vagas anunciadas semanalmente nos serviços de encaminhamento de Prefeituras da região, como trazemos a cada semana. Acompanhe os cursos oferecidos pela Prefeitura de sua cidade, e pelo Estado também, que tem programas nesse sentido. 

É preciso pensar a longo prazo, além de garantir a sobrevivência de cada dia, ter planos para um futuro ainda mais promissor, com melhores condições financeiras e qualidade de vida.