Infelizmente, a Imprensa vem perdendo a sua credibilidade. Em meio à onda informacional, em que o acesso a conteúdo de diversos temas está à disposição em inumeráveis canais, portais e plataformas virtuais, poucos têm valorizado e reconhecido a diferença entre o jornalismo profissional – que preza pela veracidade do que informa – e o influenciador – nem sempre produzido por alguém que, de fato, veio da esfera jornalística e por este motivo traz uma nova vertente às publicações.
Uma pesquisa divulgada pelo Reuters Institute, que avalia a percepção das pessoas em todo o mundo a respeito do consumo de notícias e de conteúdo, confirma este cenário. Os dados mostraram que 48% dos brasileiros evitam consumir informação de veículos jornalísticos. No mundo, esse índice, na média, é de 36%.
Mas, afinal, como os brasileiros se informam? De acordo com o relatório, as redes sociais são a principal fonte de informação para 79% da população nacional. A televisão é citada como fonte principal de notícias para 57% dos entrevistados, enquanto veículos impressos (jornais e revistas) são o principal meio informativo de 12% das pessoas.
Este descrédito é um dos motivos para a desinformação da população, apontando um paradoxo. Anteriormente, muitos eram "desinformados" por não terem acesso às notícias, em vista dos poucos canais de comunicação. Atualmente, apesar da "abundância informacional", muitos continuam "desinformados", mas, desta vez, porque consomem uma variedade de conteúdos, mas sem profundidade e, sobretudo, criticidade. No mês em que se celebra o Dia Mundial da Liberdade da Imprensa, eis a oportunidade para resgatar a credibilidade daqueles se comprometem em noticiar o que é investigado. Aquele que promove - com seriedade - o acesso à informação.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta