As oportunidades de qualificação para a população são sempre muito bem-vinda e Mogi das Cruzes ganhou um reforço importante com a implantação da Escola de Qualificação Profissional, instalada na Praça da Cidadania, em Jundiapeba. Na edição de hoje destacamos que estão abertas 150 vagas para 10 cursos gratuitos, que incluem cuidador de idosos, pedreiro – construtor de alvenaria, assistente de logística, e também formações na área da beleza e confeitaria.
O foco está em segmentos que apresentam grandes oportunidades para os profissionais que se qualificarem, dando o primeiro passo na formação com o curso gratuito. Vivemos, por exemplo, uma transição demográfica com o envelhecimento crescente da população e cuidadores de idosos serão profissionais essenciais para o acompanhamento e apoio das pessoas que demandarem cuidados diferenciados por limitações ou doenças, como as demências, não apenas o Alzheimer, que também devem crescer nos próximos anos. É preciso estar preparado para as demandas do mercado de trabalho e seguir investindo na capacitação, almejando oportunidades cada vez melhores.
Acompanhamos na semana passada os baixos números do último balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, referente a março. A queda significativa de mais de 60% na geração de empregos na região em relação ao mês anterior é preocupante, e o investimento na qualificação pode ser fundamental para reverter esse quadro, claro que também dependemos de uma economia com melhores resultados.
Enquanto a solução econômica mais robusta no nível nacional não surge, importante que a população aproveite as oportunidades que vão surgindo para melhorar sua qualificação. Apostar na formação, no aprimoramento, pode significar não apenas uma nova oportunidade de trabalho, como também o surgimento de um novo empreendedor, criando seu pequeno negócio, que pode crescer e ser a chance para um outro trabalhador. Juntos podemos contribuir para que o círculo virtuoso da economia volte a se movimentar.