Na segunda-feira, dia 7 de abril, temos duas comemorações muito importantes: o Dia do Jornalista e o Dia Mundial da Saúde. Embora não esteja tão valorizado nos últimos anos, o jornalismo profissional é uma das forças da nossa sociedade, trazendo a tona os principais assuntos, com atenção à apuração da informação, aos detalhes de cada reportagem, dando voz aos mais diferentes segmentos. Sem desinformação ou fake news, os jornalistas desenvolvem seu trabalho diário com seriedade e profissionalismo. E assim é a marca do Grupo Mogi News, construída em praticamente 50 anos de história, que completaremos no mês de novembro.

O cuidado e a promoção da saúde são fundamentais e destaques desta segunda-feira, marcando também a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS), fundamental no desenvolvimento de políticas públicas do setor, contemplando especialmente comunidades mais vulneráveis pelo mundo. É preciso que essas pessoas principalmente recebam o devido cuidado, tenham acesso à saúde de qualidade, e também a informação. 

Temos vividos tempos difíceis com grupos dos mais diversos trabalhando para desacreditar não apenas os jornalistas, que inclusive se tornaram vítimas de ataques nas ruas, mas também os profissionais da saúde e da ciência, que se mostraram ainda mais imprescindíveis na pandemia de Covid-19, com destaque para os valorosos integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das evidências dessa desvalorização está na baixa adesão às campanhas da vacinação, que começaram mesmo antes dos imunizantes produzidos em tempo recorde na pandemia. 

É preciso valorizar a ciência e seus profissionais, a saúde que mesmo desafiadora e deficitária em muitos segmentos, com excelentes equipes atuando tanto na rede pública. E para o cuidado com a saúde também é fundamental que informação chegue à população com seriedade e credibilidade, sem subterfúgios. 

A saúde e seus profissionais são essenciais, e os jornalistas também fazem parte de uma sociedade democrática e participativa, que contribui para o fortalecimento de nossa sociedade.