Imitar quem, os amigos ou Cristo? O modismo cada vez mais toma conta das pessoas, principalmente os jovens.  Cada ser humano é livre para falar, criticar e imitar os outros, mas, não se pode esquecer que a imitação anula a liberdade. Quer ser feliz, liberte-se e não imite ninguém. Hoje é normal jovem (tanto do sexo masculino como feminino) querer uma bolsa cara, fazer tatuagem, colocar piercing no nariz, roupas iguais às colegas. É imitação generalizada. 

Quando uma grande parte da população começa a imitar os outros, não se torna independente. Aí vem a reclamação no lar quando os pais chamam a atenção dos filhos. “Pai ou mãe, se eu não faço igual os meus amigos e colegas eles farão gozação e me desmoralizam”. É lamentável. Mas se você quer ser feliz, liberte-se, seja independente. Todos os dias ao se levantar agradeçam a Deus e imagine: “ninguém manda em mim, somente Deus”.  Para libertar-se de todos os males, diga sempre para si mesmo: “quem manda no meu corpo sou eu e não é o meu corpo quem manda mim”.   

Assim sendo se torne livre. Todas as pessoas merecem e tem o direito de ser felizes, então tome uma decisão coerente e liberte-se definitivamente das tristezas, deixe de imitar os outros. É melhor servir de exemplo e ser imitado que imitar. No mundo atual o modismo tomou conta e influencia as pessoas arrastando-as para muitos caminhos, inclusive a utilização de entorpecentes. Nenhum ser humano tem o direito de exigir que o outro seja igual a você ou faça exatamente o que muitos fazem. Mas, as pessoas fracas de pensamentos e atitudes copiam e agem como outras. “Caso eu não faça o que os meus amigos fazem estarei desatualizado”. 

É o modismo e o consumismo. “Tenho que experimentar maconha, cocaína ou crack”, porque meus amigos usam e dizem que se eu não usar é porque sou medroso. É óbvio que ninguém é “dono da verdade”, e, não temos o direito de impedir que as pessoas façam o que bem entender, pois, ainda há democracia neste país, a liberdade e o livre arbítrio pertencem a cada ser humano. Mas, porque seguir os outros ou a maioria? Acaso não é uma alienação? As mentes alienadas estão condicionadas e passam a fazer automaticamente coisas erradas. Obviamente que é possível imitar as coisas boas e se condicionar para o bem. Cada um é único e senhor do seu destino. Procure imitar Cristo sempre...

                     
Olavo Arruda Câmara
é advogado, professor. Mestre e Doutor em Direito e Política.