A semana mal começou e a região já vive muitos desafios decorrentes das fortes chuvas do último fim de semana, que devem se manter até esta quarta-feira (5), segundo o alerta da Defesa Civil do Estado. Todas as prefeituras estão em estado de atenção, e na segunda-feira (3), Poá e Itaquaquecetuba decretaram estado de emergência. Em Mogi das Cruzes, as poucas famílias desalojadas ontem (4) já começavam a voltar para suas residências como destacamos na edição de hoje.
Destaque também nesta semana para a retomada das sessões ordinárias do Legislativo nas cidades. Com poucos nomes novos, as Câmaras Municipais estão voltando às atividades, com o desafio também de manter a parceria com o Executivo em projetos que possam auxiliar as vítimas das enchentes e contribuir para minimizar o impacto das fortes chuvas nas cidades.
Os vereadores têm um papel importante, são responsáveis por apresentar projetos, indicações, requerimentos e moções que tenha real impacto para melhorar a vida da população, além de serem fiscais das Prefeituras em suas ações. São representantes da população, alguns eleitos por determinados territórios da cidade, pessoas que esperam ser atendidas em suas demandas, que são as mais diversas.
Claro que nada se faz sozinho, ainda mais quando se trata dos meandros da política, mesmo municipal. Os projetos para serem aprovados precisam de apoio, e também de força junto ao Executivo para serem sancionados, e que uma vez isso ocorra, as leis saiam do papel. Há sempre muito trabalho a ser feito, muitas demandas a serem atendidas, e cabe aos vereadores estarem próximos da população.
Vale ressaltar também a responsabilidade dos eleitores, dos que contribuíram para a conquista da vaga na Câmara de determinado candidato ou candidata. Ao eleitor cabe o papel de fiscalizador desse trabalho, dessa participação que deve ser efetiva nas discussões realmente importantes para a cidade. Os desafios crescem na proporção das cidades e sempre há muito a ser feito, seja nesse período de chuvas como ao longo de todo o mandato de quatro anos.