Embora com uma queda significativa no número de casos, em relação ao ano passado, a dengue continua sendo uma grande preocupação das autoridades para não revivermos uma epidemia, como já acontece no interior do Estado. As prefeituras da região estão se mobilizando, com diferentes ações para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, como o acompanhamento de índices a partir do relatório de densidade larvária, realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde, que apontam as regiões mais suscetíveis de cada cidade. 

No caso de Mogi das Cruzes, por exemplo, foi identificada a região do distrito de  Braz Cubas, uma das mais populosas da cidade, como a de maior vulnerabilidade para a infestação do mosquito. Nesta sexta-feira, a Prefeitura apresentou suas ações para a prevenção e combate à doença, que tiveram início, logo no primeiro dia de trabalho da nova gestão, com o grande mutirão de serviços realizado em Jundiapeba. 

A novidade agora é o ZAP Dengue, com um número disponível para que a população de Mogi receba informações sobre a doença, como sintomas, dicas de prevenção e onde estão os postos de saúde mais próximos. A plataforma de mensagens já é parte da vida dos brasileiros e uma das mais acessadas. Ela permite o envio de informações, com a utilização de áudios, vídeos e imagens explicativos, que certamente vão contribuir para que muitos casos sejam evitados. 

Unir informação de qualidade, a partir de uma fonte confiável como a Prefeitura de Mogi, e a tecnologia que já temos à disposição, de fácil acesso para as diferentes classes sociais e praticamente para todas as faixas etárias, é um grande acerto da equipe da prefeita Mara Bertaiolli. 

Assim como dizemos quando o assunto é Educação, difundir o conhecimento e torná-lo cada vez mais acessível é o caminho para integrarmos a todos nos mais variados desafios que enfrentamos. 

No caso do enfrentamento da dengue, não é diferente, a mobilização de todos, certamente, evitará uma nova epidemia no Alto Tietê neste ano. É o momento de cada um fazer a sua parte!