Principal esporte do país, o futebol mobiliza torcedores ao longo de todo ano pelo Brasil afora. E o pontapé inicial é dado com a tradicional Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha, considerada uma vitrine para os jovens talentos do esporte, abrindo espaço para que uma nova geração de craques brilhe e ganhem a divulgação merecida. Na região, as cidades de Suzano, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes recebem jogos da primeira fase da competição, e os últimos serão nesta sexta-feira e sábado.
Suzano é a casa do União Suzano Atlético Clube, o Usac, e Itaquá, do Aster, que foi uma das sensações da última edição da competição, chegando às quartas de final, tendo no caminho eliminado o bicampeão Palmeiras. Os dois times da região, aliás, seguem com chances de classificação para a próxima fase, na terceira rodada que acontece hoje nas duas cidades.
Sem um time da cidade classificado para o campeonato, como poderia ser o tradicional União Futebol Clube, Mogi é sede do Esporte Clube São Bernardo e no grupo também está a jovem equipe do Flamengo, time do Rio de Janeiro, que está no coração de milhões de brasileiros. Assim, a Copinha tem atraído milhares de pessoas aos estádios das três cidades, mostrando que sempre é muito mais do que apenas futebol.
Os jogos reúnem amigos e famílias, que aproveitam as férias de janeiro para estarem juntos, enfrentando mesmo as fortes chuvas dos últimos dias. Importante destacar também os sonhos dos jovens jogadores, que nem sempre irão se tornar os craques do momento com salários astronômicos, mas que, com a participação na Copinha, têm a oportunidade de conhecer novas cidades e outras equipes.
Tudo isso hoje ainda incrementado pelas redes sociais, com milhares de seguidores, acompanhando mesmo de longe seus times e os jogadores. Na região, temos equipes de Alagoas, Tocantins, Paraíba, Santa Catarina, Goiás, Sergipe e Mato Grosso do Sul. Somos assim unidos pelo esporte das grandes multidões, torcendo não apenas por um determinado time, mas para que cada jogo seja um grande momento para todos.