As grandes fortunas foram construídas com material de terceira: ódio, violência, desonestidade, avareza, egoísmo, vício e luxúria. A riqueza fundamentada no mau caráter não é bom exemplo de vida para a família e para a sociedade. Temos de crer que o amor é mais forte que o ódio. As realizações humanas distanciadas de Deus, buscam pelo poder esmagar  os concorrentes. Devemos manter os nossos filhos equipados com a ética do cristianismo. 

Paulo esclarece que a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as invisíveis forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Paulo recomenda, no final da Carta aos Efésios, que os filhos sejam revestidos da armadura de Deus a fim de resistir no dia mau, e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis por estar cingidos com a verdade. Essa armadura possui no tórax a couraça da justiça, nos pés o evangelho da paz e nos braços, sempre, o escudo da fé, com o qual se apaga todos os dardos inflamados do maligno. 

A cabeça protegida pelo capacete da salvação e, para defesa a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, associada com oração e súplica. Se você diz que isto não é pragmático, reafirmo que a guerra é contra hostes invisíveis e devemos usar armas adequadas, ou seja, espirituais. Quando o jovem Davi pediu para enfrentar o gigante Golias, pensaram numa luta humana e colocaram nele uma pesada armadura de soldado, que o impedia de se movimentar e de ter agilidade. Despindo-se desses trajes de guerra ele foi à luta contra Golias, que humilhava o exército de Israel por não ter nenhum homem para enfrentá-lo, com apenas uma funda, cinco pedras e a fé no poder Deus, o Senhor dos Exércitos, derrubou o gigante e, com a própria espada do mesmo, cortou-lhe a cabeça. 

Pais, satanás quer iludir os seus filhos colocando neles a pesada armadura dos prazeres mundanos; antes, pela fé estejam sempre revestidos da suave armadura de Deus em suas vidas, um legado de paz, justiça e salvação.

Mauro Jordão é médico.