O mundo avança em novas tecnologias, inteligência artificial, mas também é preciso olharmos para o passado e enfrentarmos o desafio da preservação do patrimônio histórico e cultural. Temos contato tido o privilégio nos últimos meses de contarmos com a colaboração mensal do Arq. Paulo Pinhal, sempre trazendo questões importantes da cidade, e neste domingo, seu tema é o patrimônio. 

Pinhal, com ampla experiência no segmento, fazendo parte também do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Mogi, é um dos professores do Programa Oficina Escola de Patrimônio, que vem sendo realizado em Mogi das Cruzes, com um projeto piloto, coordenador pelo diretor de Patrimônio e Arquivo Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, o Arq. Ubirajara Nunes Pereira de Souza, o Bira. Uma iniciativa que une o restauro do patrimônio mogiano, com atividades teóricas e práticas, à qualificação de pessoas em vulnerabilidade, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. 

Projetos como esse, que inclusive foi destaque de um dos episódios do Café com Mogi News, são de extrema importância para mantermos viva a história da cidade, podendo restaurar os diversos bens que a cidade dispõe. A ideia vem de outras cidades e este também é um ponto importante a ressaltar, uma prática adotada em outros setores, que é replicar experiências exitosas, que podem ser adaptadas ao cenário local e alcançar da mesma forma bons resultados. 

É preciso um olhar de profissionais técnicos devidamente capacitados, que há anos estudam e verificam no dia a dia, essa demanda do segmento em que falta mão de obra qualificada em técnicas que estão longe das tecnologias atuais e remontam a outros tempos. Essa experiência unida aos novos profissionais em formação certamente trará importantes ganhos. 

Somos carentes de políticas públicas que se mostrem efetivas, e esse projeto assim vem se mostrando, podendo trazer excelentes resultados em um futuro não muito distante. Parabéns a toda a equipe dessa iniciativa, que ele tenha vida longa e atravesse as gestões, alcançando também outras cidades!