Cada vez mais carros chegam à ruas, e os números que trazemos hoje do Detran-SP, confirmam isso. Entre janeiro e julho, 20 mil veículos zero-quilômetro foram emplacados nas cidades da região, quase metade deles em Mogi das Cruzes. Quando se discute a mobilidade urbana e a utilização de outros modais, a ideia é que o uso do carro diminua, porém, não é o que percebemos nas ruas, com o tráfego cada vez mais intenso, travando pontos de cidades como Mogi das Cruzes, por exemplo.

Um meio de transporte cada vez mais individual, o carro também tem importante contribuição para a poluição com a utilização de combustíveis fósseis. É preciso pensar em alternativas, soluções parar que seu uso seja moderado, até mesmo compartilhada, beneficiando principalmente o meio ambiente. 

O desafio, porém, também está na melhoria do transporte público, ainda com longos intervalos e com linhas lotadas nos horários de pico, seja nos ônibus, seja sobre trilhos. Nos trens, é aguardada a concessão das Linhas 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o que deve ocorrer no próximo ano, mas não se tem certeza que as melhorias necessárias serão prontamente realizadas. É preciso aguardar para ver. 

Vivemos ainda o advento dos carros elétricos e dos modelos híbridos, trazendo menos prejuízos ambientais, mas ainda leva algum tempo para que essa tecnologia se torne acessível para todos os bolsos. 

Vale lembrar também que os elétricos ainda enfrentam a desconfiança dos especialistas em segurança, quando o assunto é a recarga. Será que qualquer local está preparado para atender a demanda de energia de um carro como este? Como prevenir possíveis incêndios nestes locais, como garagens em subsolo de edifícios? São questões que precisam ser discutidas. 

Não podemos esquecer das bicicletas, que podem ser meio de lazer mas também de transporte. O risco é grande nas vias das cidades, sem um número adequado de ciclovias, e nem todas tendo a devida qualidade. Não há fórmula mágica para solucionar tantas questões, e a solução sempre passa pela união de esforços, pelo diálogo, que nos ajudará a encontrar caminhos.