Mesas redondas, painéis, jogos, exposições e oficinas integraram a programação do X Encontro Brasileiro de Educomunicação. Este é o principal evento da área, sendo uma oportunidade para se atualizar quanto aos conceitos, às práticas e às experiências que fundamentam esse campo de conhecimento que visa, dentre tantos propósitos, à educação para o consumo crítico de informação, à produção responsável de conteúdo e à aquisição de habilidades para os usos conscientes das mídias e emancipadores das tecnologias.
Sediado na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), o encontro teve como tema "Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania". Ressaltou a necessidade de parcerias para a promulgação de leis nos âmbitos municipais, estaduais e nacionais, a fim de auxiliar na sustentabilidade dos projetos em andamento nos espaços formais, não formais e informais de aprendizagem. São alternativas para fortalecer as práticas educomunicativas que, entre a comunicação e educação, orientam - do público infantil ao adulto - quanto aos usos, aplicações, experimentações com os múltiplos recursos tecnológicos, plataformas informativas e os ambientes virtuais.
Em destaque esteve o direito à comunicação, que pode - e deve - ser usada em prol de uma participação mais engajada nos diferentes territórios brasileiros. As vozes da sociedade, manifestadas por diversas linguagens, dentre elas a digital, são potentes para visibilizar problemáticas, mobilizar soluções, idealizar melhorias em áreas que carecem de atenção, sensibilização, conscientização e aplicabilidades, partindo das atitudes individuais e coletivas, importantes para o desenvolvimento das diferentes realidades.
O evento reuniu educomunicadores das cinco regiões brasileiras, que voltaram para os seus destinos inspirados para ampliar as discussões, mas, principalmente, ações que legitimem a Educomunicação, que se preocupa com um educar para, com e pelas mídias.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta