CEl do Lixo
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Lixo da Câmara de Mogi das Cruzes recebeu, na última terça-feira (19), o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, o Dodô. O colegiado está investigando supostas irregularidades no contrato n.° 80/2022, firmado entre a administração municipal e o Consórcio Mogi Limpa, composto pela empresa Peralta Ambiental, Importação e Exportação Ltda. e pela Engep Ambiental Ltda.
CEl do Lixo II
Na última semana, a CEI realizou oitivas com a atual gestora do contrato, a engenheira ambiental da Prefeitura, Juliene Rodrigues dos Santos. O grupo de vereadores também já recebeu o primeiro gestor do contrato, Gustavo Siqueira, responsável pela fiscalização dos serviços até outubro de 2022, e visitou Ecopontos, a Usina de Reciclagem na Vila São Francisco, e a área de transbordo do lixo (situada na Volta Fria).
CEI do Lixo III
Participaram do encontro o presidente da CEI, Iduigues Martins (PT), e os integrantes Inês Paz (PSOL), Marcelo Brás (REP) e Marcos Furlan (PODE). Um dos questionamentos foi sobre a necessidade de contratos emergenciais para o serviço de coleta e limpeza. “Assumi a Secretaria em dezembro de 2021. Quando isso aconteceu, eu tinha só 48 dias para elaborar uma licitação. Uma licitação de tamanha magnitude não se faz nesse prazo. Só o prazo de publicação de uma licitação como essa é de 30 dias”, explicou o secretário, que também foi questionado sobre a aplicação de multas.
SP Por Todas
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na campanha “SP Por Todas: 21 dias Por Elas”. A iniciativa, que segue até dezembro, reúne serviços e ações para fortalecer a segurança das mulheres e dá visibilidade ao movimento “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que tem alcance internacional. O nome adotado no Estado reforça também o movimento do SP Por Todas. Desde terça-feira (19), 48 delegacias passaram a pendurar a bandeira do SP Por Todas.