Nos últimos anos, os animais de estimação ganharam um novo status nas famílias, e mais que guardiões do patrimônio, eles são considerados como um verdadeiro familiar, cercado de cuidados e carinho. Comercialmente, o mercado pet também cresceu com base nesse novo padrão, que estabeleceu um alto consumo de itens que vão de roupas a acessórios, comidas especiais e produtos variados de higiene. 

Entre os fatores que contribuem para essa mudança, estão famílias cada vez menores e muitas pessoas, inclusive idosos, vivendo sozinhos, e tendo no animal, por vezes, sua única companhia diária. Também é comum os vermos os cães como fiéis escudeiros de pessoas em situação de rua, tanto que passaram a ser incluídos em alguns serviços de acolhimento dessa população. 

Atentos a esta mudança de comportamento e cultural da nossa sociedade, não muito diferente do que ocorre pelo mundo, o poder público vem se mobilizando em ações para atender a demanda crescente de cuidados com os animais. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, no mês de maio, foi inaugurada a Clínica Caramelo, voltada para animais de famílias em situação de vulnerabilidade. Um público que, na maioria das vezes, têm diversos bichos e dificuldades para oferecer o cuidado adequado. 

Por outro lado, também é preciso contar com locais onde os donos possam levar os animais com tranquilidade, como é o caso dos espaços Play Pet, também em Mogi. Um novo será inaugurado neste sábado no também recentemente aberto Parque Airton Nogueira, no bairro Rodeio. 

A cidade de Suzano também conta com um Play Pet no Parque Municipal Max Feffer e vem avançando em ações para ampliar o atendimento aos animais, com destaque para o programa de adoção responsável Baby, Me Leva!, em parceria com protetores. Voltando ao lado comercial, também os estabelecimentos comerciais e meios de hospedagem vem aderindo à onda “pet friendly”, em tradução livre, amigável para pets. São muitos aspectos que mostram a importância que os animais vão ganhando e como devem ser incluídos nos projetos da inciativa pública e privada.