Você "só" "dá aula"? Eis uma das perguntas que mais minimizam o trabalho de um professor. E a que ele mais ouve. Primeiramente, não se "dá aula", leciona-se. Trata-se de um trabalho remunerado, que exige profissionalismo, e, para isso, formação contínua, ou seja, ao longo da vida. Não é uma atividade voluntária. E, mesmo que fosse, as exigências seriam as mesmas, pois planejar uma "aula" exige conhecimentos múltiplos. Ela é uma parte do processo, quando colocamos em ação o planejamento prévio. Este, por sua vez, baseado na avaliação após os momentos junto aos alunos.

Lecionar exige ação, reflexão, ação. Demanda pesquisas, investigações, reflexões; estudos para as intervenções. Ao meio às documentações necessárias para a sistematização do processo educativo; e as socioeducativas, importantes para compreender os contextos que os educandos estão inseridos; vem a principal tarefa do professor: o ensinar e o educar. 

O fazer pedagógico é a magia do percurso. É o momento em que transformamos os conhecimentos consolidados em aprendizagens significativas aos educandos. Eis o desafio, em vista da diversidade. Cada um com seus interesses, peculiaridades, modos de aprender. Cada um com o desejo de explorar algo que, de fato, faça a diferença em seu ser e estar neste mundo. 

Há muito o que se falar sobre a profissão para desmistificar estereótipos. Professor é um visionário! "Dar aula" é pouco para um profissional que têm em suas mãos sonhos; em suas responsabilidades vidas; em seus percursos histórias que precisam ganhar novos capítulos. Imaginação, criatividade, inventividade; sensibilização, afetividade, acolhimento; produção, aplicação, avaliação; olhares expansivos e ouvidos atentos. Nossos percursos não se resumem "às aulas", mas a movimentos que perpassam uma sala, uma escola, um território.   


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta