Como são as suas experiências com as informações que circulam no meio digital? Você as lê de forma crítica, responsável, ética, interrogando-se antes de compartilhar uns com os outros os conteúdos que recebe? Uma educação voltada à cidadania digital é um dos desafios da contemporaneidade. Em meio ao universo informacional, que, pelos ambientes virtuais, ganharam novos formatos, linguagens, propósitos, tem sido urgente um educar para as mídias, a fim de explorar, entender, manusear os recursos tecnológicos não apenas de forma passiva (recebendo os noticiários) como ativa (fazendo bom uso deles e sendo um produtor de conteúdos responsável).
Debater essa dinâmica informacional e seus impactos nos diferentes contextos, dentre eles os educacionais, é um dos objetivos da segunda edição da Semana Brasileira de Educação Midiática. O evento, promovido pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom), o Ministério da Educação (MEC) e instituições parceiras, será realizado entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro de forma virtual e presencial em todo o território nacional.
Todas as regiões, por meio de seus grupos de ação, irão desenvolver palestras, rodas de conversa, oficinas aos públicos infantil, juvenil, adulto e idoso para promover a cidadania digital com a ampliação do acesso à educação midiática pelo Brasil, a fim de ajudar a construir um ambiente digital mais inclusivo, seguro e diverso.
A iniciativa visa à troca de saberes e experiências entre educadores, estudantes e ativistas, fortalecendo uma educação midiática que respeite e valorize as vozes de todas as regiões. No Alto Tietê, ações especiais serão desenvolvidas pelo Educom Alto Tietê, projeto coordenado por esta articulista. Serão realizadas oficinas com alunos da educação básica e uma roda de conversa com estudantes do ensino superior, além de atividades direcionadas à formação docente. Acompanhe as atividades pelas redes sociais @educomaltotiete.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta